terça-feira, 4 de junho de 2013

Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo – ACESA-ES



“Nosso trabalho é como se fosse uma mão com dedos. Cada grupo cria a capacidade de realizar alguma coisa. Até se faz terapia cortando cabelo”.

Edna Vervloet, presidente



Residência familiar que também abriga visitantes
Dona Edna integra uma família estabelecida em uma propriedade rural que abrange 30 hectares entre enormes montanhas de granito nos arredores da cidade de Pancas – ES. Até aí nada de especial, considerando que existem inúmeras famílias vivendo na região, caracterizada por essas montanhas que parecem comprimir as propriedades córrego acima. Na medida em que a van, trazendo visitantes do sul do país, se aproxima da sede da propriedade, Edna vai chamando a atenção para um fato que em tempos passados seria motivo de vergonha: “- Está tudo no meio do mato”, diz ela, não conseguindo esconder uma ponta de orgulho. De repente as águas transparentes de um riacho precisam ser sujadas pelas rodas do veículo que nos leva. Como não há ponte, a van rasga o curso tranquilo da água e, pronto, chegamos ao Recanto Natural, onde Edna e sua família ocupam boa parte de seu tempo ajudando pessoas que chegam relatando dores de muitos tipos.  

Águas transparentes
Uma menina que “não queria mais viver e só ficava olhando para baixo” foi trazida pelos pais direto do hospital e deixada aos cuidados da família de Edna durante semanas. O convívio com a família lhe proporcionou sessões de massagens, banhos de lama preparada com terra colhida na mata virgem e caminhadas ao lado de Edna, que insistentemente lhe mostrou a grande variedade de vida crescendo nas pedras, a convidou para sentar nas pedras e colocar os pés na água junto aos peixes, musgos e algas. “- Hoje ela é uma mãe de família que vive feliz e não pode me ver sem vir correndo me abraçar”, conta Edna. Este é apenas um dos muitos relatos que Edna faz sobre a experiência de ajudar pessoas doentes a partir dos Grupos de Saúde vinculados à Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo – ACESA-ES.
 
Minhas próximas duas horas serão nesta posição preparada com o cuidado da família



A União Paroquial que reúne as comunidades da IECLB estabelecidas à esquerda do Rio Doce no Estado do Espírito Santo - a UP Norte do Sínodo Espírito Santo a Belém - inclui em sua ação pastoral de hoje a continuidade de projetos iniciados quando ainda existia o Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo, antes da criação dos sínodos na IECLB. É esta a principal vertente de atividades hoje desenvolvidas pelos grupos vinculados à ACESA-ES. Com sede em São Gabriel da Palha, esta entidade atua, segundo sua própria definição “resgatando a sabedoria popular”. Organiza grupos comunitários que se dedicam a reunir experiências com o uso de plantas no tratamento da saúde. O objetivo é qualificar este uso através da correção de eventuais distorções na forma de preparo e reserva dos produtos, bem como através da ampliação do conhecimento a respeito de plantas por troca de saberes e apresentação de estudos acadêmicos.

Grasiela fotografando a sede da ACESA em São Gabriel da Palha - ES



Instalada em edificações já deterioradas pelo tempo, a ACESA-ES já iniciou as reflexões sobre formas de arrecadação de recursos para executar um plano de construção que inclui, além de uma sede capaz de abrigar escritório e laboratório de fitoterápicos, espaços a serem locados com o fim da sustentabilidade.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário